110321_pq

PodQuest #16: O Meu Jogo É Melhor Que o Seu

author: Gilliard Lopes date: March 21, 2011 tags: , , , , , ,

Nesse episódio, os Questers falam de um assunto muito importante e polêmico: como comparar a qualidade dos games de diferentes épocas, gêneros ou plataformas. Rafa, Fernando e Gilliard discutem questões como inovação versus qualidade, o mérito de quem faz primeiro versus quem faz mais polido, e muito mais.

Outros assuntos discutidos são o recente lançamento do Dragon Age 2 e como esse jogo representa, em alguns aspectos, um passo para trás na franquia de RPGs medievais da Bioware. Além disso, o Rafa apresenta também suas impressões sobre a GDC 2011.

A discussão fica bem acalorada neste episódio, e convidamos aos ouvintes para comentar bastante e nos ajudar a desenvolver um tema tão essencial e sensível como esse.

Links:

Tema: O  Meu Jogo É Melhor Que o Seu

 
Tempo: 120 minutos

PodQuest #16 – O Meu Jogo É Melhor Que o Seu – (Qualidade Alta) – 120MB
(Botão direito, “Salvar como…”)

Segue também o feed do PodQuest:
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em “Advanced – Subscribe to podcast…” e cole o endereço acima.

Ouça e comente! Se preferir, entre em contato com a gente por e-mail em podquest@doublejump.com.br ou pelo Twitter em @ThePodQuest.

 

cateogories: Games

36 Responses to PodQuest #16: O Meu Jogo É Melhor Que o Seu

  1. Erika Urakawa

    March 21, 2011 at 16:18

    E aí meninos!

    Bem, por enquanto não vou contribuir com a discussão acerca dos temas desse PodQuest, mas queria parabenizá-los pelo trabalho.
    Já escutei alguns e achei todos ótimos. Um ponto muito positivo é que é um podcast feito por desenvolvedores de games. Vou escutar todos os outros e, assim que der, volto pra dar uma palavrinha por aqui! :D

    Abraços!

  2. Rafael

    March 21, 2011 at 21:24

    Estamos esperando =D

  3. Rodolfo Brito

    March 21, 2011 at 23:21

    HELL YEAH, FUI CITADO!!! hahahaha

    Eai, entro na discussão?

    ——————————————————–
    Tinha tinha feito um comentário antes, mas deu merda aqui eu perdi tudo que eu escrevi.

    Primeiro, parabéns pela análise do Dragon Age II no Active Quest. Acho que esse modelo é o ideal pro AQ, pena ele não ser possível de ser feito sempre, afinal, nem sempre vocês jogam o mesmo jogo.

    Segundo, e agora, on topic:

    Eu acho que, quem consegue difundir uma mecânica/idéia e fazê-la se tornar uma tendência.

    Houveram outros jogos de tiro em terceira pessoa, como Winbabk e Syphon Filter, mas foi Gears of War que popularizou o gênerno.
    E sou muito mais Perfect Dark do que Halo, mas não dá pra negar qual dos dois tem mais valor pra indústria, comercialmente falando.

    Quantos jogos com QTE, mascarados ou não houveram antes de God of War? Tanto, faz, ninguém lembra…

    Levando tudo isso em conta, fica óbvio minha opinião sobre qual dos Zeldas eu acho melhor. Ocarina of Time tem muito mais valor para a indústria, para a série, para os jogos de ação do que Zelda 1. Isso porque algumas features são referência até hoje, e parmenecem insuperados, como o Z Targeting. Ele não tem tantas inovações no tipo de história contada e na sua estrutura de narrativa, que hoje dizem ser o “padrão da série”
    , mas tem tantas inovações de gampley, que faz ele se destacar entre os outros jogos da série.

    Obrigado pelo ótimo podcast e por favor, voltem ao formato semanal… esperar duas semanas é ruim..

  4. Gilliard Lopes

    March 21, 2011 at 23:45

    Obrigado pelos comentários, pessoal! Como previsto, Rodolfo comentou… Então lá vai a réplica:

    A única dificuldade que vejo em concordar 100% com a tua opinião é não saber o que exatamente define “[fazer uma mecânica] se tornar uma tendência”. Por coincidência, você citou dois jogos que se inspiraram MUITO em Resident Evil 4: Gears com o jogo de câmera sobre o ombro (Cliff Bleszinski já deu entrevista admitindo que sem RE4, Gears não existiria), e God of War com QTEs. Então, segundo a sua teoria, o crédito de inovação desses jogos teria que ir para o RE4? Ou você vai começar a argumentar que Gears e God of War tiveram mais valor do que RE4 “comercialmente falando”? Acho difícil ir pra esse lado.

    Quanto ao Zelda, vou ser bem franco e tomar um partido aqui que talvez tenha faltado tomar durante o PodQuest: Ocarina of Time é maravilhoso, um dos melhores jogos da história, mas se você for argumentar sobre tendências, sobre features que são “referência até hoje”, me desculpe, mas Zelda 1, como diria o Secco, “dá um couro fodido” nele.

    Zelda 1 introduziu e/ou solidificou uma série de features e conceitos seguidos até hoje, meu amigo. Combinação da música e efeitos sonoros com a jogabilidade (musiquinha de abrir baú, de achar segredo, etc.); a evolução sem XP como o Secco falou; o ato de mostrar que existem áreas do jogo que você ainda não pode acessar, pra mais tarde te dar um item que permitirá acessá-las; o empilhamento de quests e sub-quests (pra matar o chefe, você tem que entrar no castelo; mas pra abrir a porta do castelo, você primeiro tem que coletar esses 3 artefatos; etc.); o replay value, o “New Game +”, ou seja, começar um jogo DIFERENTE depois que você completa a história; essa lista vai longe…

    Tudo isso contra Z-Targeting… Desculpe, mas mesmo Z-Targeting sendo foda e tendo mudado os jogos 3D de movimento livre pra sempre, não dá pra ignorar o quão mais revolucionário Zelda 1 foi.

  5. Rodolfo Brito

    March 22, 2011 at 00:32

    Vamos encarar assim então Gilliard, cada jogo foi revolucionário ao seu modo, em seu “numero de dimensões”…

    Sobre RE4, realmente eu não tinha pensado nele, me fugiu da cabeça,

    Num sei se eu to falando groselha, mas a primeira vez que eu vi RE 4, o primero jogo que veio na minha cabeça foi Conker’s Bad Fur Day…(http://www.youtube.com/watch?v=kJH41RfsbJk). nessa parte especificamente. Mas isso não vem ao caso, afinal, não acrescenta nada.

  6. Rafael

    March 22, 2011 at 01:22

    Zelda 1 foi criou, Ocarina fez mais bem feito. =X
    Assim como Myiamoto fez o Zelda 1 antes do Ocarina.. o Leonardo DaVinci desenhava bonequinhos de palito antes de pintar a Monalisa. =XXXX

    Ok a comparacao foi grosseira… Mas o ponto eh.. discutir ORIGINALIDADE eh uma coisa… discutir O JOGO MELHOR E MAIS BEM FEITO eh outra totalmente diferente…

    River Raid era inovador pra caralho, mas eu sou mais Ikaruga…. =P

  7. Gilliard Lopes

    March 22, 2011 at 02:20

    Concordo, Rafa. Mas a discussão que o Rodolfo começou era justamente sobre inovação, ou melhor, sobre “[fazer uma mecânica] se tornar uma tendência”. Nesse caso, continuo achando que meu ponto vale, e concordo com você sobre isso não ter nada a ver com dizer que o jogo é o MELHOR.

    BTW, Ikaruga kicks ass! Taí um jogo que conseguiu ser original (vai dizer q a mecânica de switch positivo/negativo não foi genial?) e FODA BAGARAI.

  8. RodrigoChips

    March 22, 2011 at 03:13

    Muito bom este podquest, parabéns!
    Eu quero deixar só algumas questões aqui que apareceram durante o podquest:
    Como medir a qualidade de um jogo de esporte, se eles sao sempre uma continuação (e consequentemente uma evolucao) do mesmo gameplay com uma camada de tecnologia em cima?
    Quão diferente eh jogar pong, tennis no atari e o Ping-Pong do Wii Resort?
    Jogar wolfstein e halo(ou qualquer fps solo atual) não eh a mesma coisa?
    E por fim, a diferença entre Zelda 1, Zelda: A Link to the Past e Zelda: Ocarina of time, não eh simplesmente técnica? Mas na realidade todos proporcionam exatamente o mesmo prazer que uma criança (que começou a jogar entre a geração game cube e Wii) terá quando jogar Zelda Skysword?

    Eh isso,

    Abraços!

    [1/2 OFF TOPIC]
    Portal, World of Goo e Minecraft sao jogos inovadores? Dois deles fazem uso de um gênero MEGA conhecido, que eh o FPS.

  9. RodrigoChips

    March 22, 2011 at 03:48

    Putz… Esqueci da pergunta que realmente exige bolas para fazer…
    E Chrono Trigger? Não eh muito melhor do que todos os Legend of Zelda 2D que existem? Ele não agrega muito mais em gameplay, storytellng e capacidade técnica? E a trilha sonora? Não eh atoa que ele abre o podquest neh?

    Pronto, vou dormir…

  10. Fernando Secco

    March 22, 2011 at 09:45

    @Rafa
    Rafa, melhor e mais bem feito … como voce compara com um jogo que voce nao jogou e afirma isso :p? Que eh mais bem feito eu concordo, pois teve todo conhecimento de 3 zeldas anteriores e toda tecnologia envolvida . Em ser melhor eu discordo pois isso eh muito relativo, a nao ser que voce defina o que eh se melhor. Agora segundo essa logica, como voce ve o Wind Waker em relacao ao Ocarina e o Skyward Sword? Nao jogei o do Wii suficiente mas o Wind Waker eh uma pintura, cercado por uma trilha sonora fenomal e com toda a jogabilidade do Ocarina melhorada. Entao a logica do Ocarina para o Zelda 1 vale quando falamos do Wind Waker para o Ocarina?

    @RodrigoChips
    Quando a gente compare Zelda eh que a gente quer criar uma linha evolucionara entre os jogos para que a gente possa comparar e discutir. Nos Zeldas, eh facil comparar a historia, jogabilidade. graficos, etc. Quando voce compara com Chrono Trigger voce nao tem mais uma base de comparacao. Eh RPG eh, mas nao tem os mesmo elementos ou nao tem a evolucao dos mesmo conjunto de features. Se a gente pensar assim, o Mass Effect eh melhor que o zelda e que o Chrono, mas, ao meu ver, nao estao no mesmo conjunto de comparacao.

    Sobre o Wolfstein e Halo voce chutou o balde :). Wolfstein foi inovador e brutal na sua epoca, mas quando voce compara com um jogo que quase 20 anos de diferenca. Anda em primeira pessoa e atira? Sim, se a gente resumir a isso tudo bem. Agora quando voce analisa todo o resto, infelismente Halo acaba sendo superior. E nao somente por ter todo o peso da technologia, aonde o som, sombras, efeitos fazem a esperiencia mais envolvente. Voce tem mais elementos de gameplay, como jetpacks, veiculos, evolucao do personagem, mudanca de equipamento e mudancas nos modelos do personagem, multiplayer competitivo e coperativo e isso tudo impacta no gameplay a na imercao. Agora se voce me perguntar o que o time da ID faria com isso a 20 anos atras… ai ai… Esse foi um dos motivos que escolhemos discutir zelda, pois apesar de ter 15 anos de diferenca, os elementos do gameplay e a historia nao mudaram muito, mas a apresentacao e a mecanica ficaram muito melhores proporcionando esperiencias melhores.

  11. Rodolfo Brito

    March 22, 2011 at 10:48

    Apenas para deixar claro. Wind Waker é meu Zelda preferido ever. E quem está mnessa discussão sem tê´lo jogado é um indigno…

    Porntofalei

  12. Rafael

    March 22, 2011 at 11:41

    Secco eu tava zoando… a minha opiniao ja foi deixada na gravacao do podquest! O Ocarina pra mim eh melhor que o Wind Waker pelo mesmo motivo que o Zelda 1 eh melhor pra ti. O conjunto de experiencias que tornaram ele unico. =D

    Mas um comentario solto com relacao ao Wind Waker.. ficar andando de barco eh chato pra caralho =X

  13. Michel Filipe

    March 22, 2011 at 12:47

    Vocês reclamam de barriga cheia, hein? Sempre reclamam que o pessoal precisa comentar mais, mas sempre vejo comentários. :P

    Gostaria de parabenizar vocês sobre o trabalho que está sendo feito no podcast, porque está excepcional, e além de ser uma baita inspiração para os ouvintes entrarem na área. Com a qualidade que oferecem junto com o assunto de desenvolvimento de games, vocês são únicos no Brasil. Parabéns!!!

    Achei interessante a avaliação técnica que vocês fizeram no Dragon Age 2 e algumas melhorias, ou não, em relação ao Dragon Age 1. Também concordo com o Rafael (?) que diz que uma única nota não pode ser a base para avaliar um jogo e sim a média de todas elas.

    Gostaria de sugerir um assunto para um próximo podcast: open-source no desenvolvimento de jogos. Não sei se vocês possuem conhecimento suficiente nesse assunto para um podcast completo, mas me chama muita atenção. Vejo que existe o GIMP, Inkscape, Blender, Unreal Engine, Quake Engine e o GNU/Linux que acredito que sejam usados em alguns jogos, nem que sejam os indies.

  14. Glauber

    March 22, 2011 at 13:50

    @RodrigoChips
    Respondendo seu “meio” off-topic: a resposta está na sua pergunta. Em praticamente todos os FPS (First Person SHOOTER) você atira pra DESTRUIR. Essa é a essência deles.
    Já a essência de Portal é outra, você sabe. Mal há inimigos no jogo, sequer podemos enfrentá-los a altura. Pra entender melhor o que quero dizer, segue esse ótimo texto que basicamente fala como Portal desconstrói o que estamos acostumados a ver em FPS genéricos:
    http://www.gamesradar.com/f/portal-is-the-most-subversive-game-ever/a-20071207115329881080

    E em Minecraft, pelo amor, a essência é basicamente o inverso, CONSTRUIR.

  15. Gilliard Lopes

    March 22, 2011 at 16:33

    Valeu galera pelos comentários!
    @Michel hahaha quem não chora não mama! Este já é um dos PQs mais comentados… Obrigado pela sugestão.

  16. Helder

    March 22, 2011 at 18:43

    Tem uma coisa que eu estou pra perguntar há alguns podquests: sempre ouço no fundo um som que parece de pratos sendo mexidos… tem alguém lavando louça enquanto grava o podquest?!?!?

    Abraços!

  17. Gilliard Lopes

    March 22, 2011 at 19:28

    Então dá pra ouvir? É uma mania que eu tenho… Sempre quebro a louça de casa de tanta raiva quando os outros estão falando e não me dão a vez.

  18. RodrigoChips

    March 22, 2011 at 22:04

    @Secco Mas se halo é tão incrível, por que wolfenstein tem notas tão boas ou melhores que halo no Game Trailers por exemplo, e Goldeneye dá uma surra nos dois com um 9.3?
    Respondendo finalmente a questão do Zelda, eu acho toda a série Zelda foda e isso não é discutível, mas certamente faz sentido eleger Zelda 1 como “O” jogo, pois eh a pedra fundamental de Zelda e não faz nenhum sentido comparar o que os outros fazem ou não com a franquia. Zelda OoT adiciona o 3D e o Z target, Zelda: MM coloca um foco sobre o tempo, Zelda: A Princesa do Luscofusco, recria o sistema de criar um universo paralelo e um novo gameplay como lobo, que vem de A Link to the past, mas são todos opcionais interessantes de um carro chamado LEGEND OF ZELDA de 1986.

    @Glauber Muito bom o texto Glauber! Obrigado pela dica! Eu acredito piamente que todos esses jogos que eu citei, são incríveis por que não geraram nenhuma expectativa e acabaram se tornando jogos (com a exceção do minecraft que não é um jogo) que proporcionam uma experiência excepcional.

    Ps.: O PodQuest eh bem melhor!

  19. Fernando Secco

    March 22, 2011 at 23:06

    @RodrigoChips
    opa Rodrigo, bem, eu não gosto de Halo, mas ele possui uma combinação de features que fazem muito sucesso e são todas bem feitas, mas eu não consigo gostar (fazer o que né?). Então, nota de jogo é sempre complicada de discutir. Nesse PodQuest a gente discutiu sobro o Metacritic como uma média dos websites especializados aonde você pode ter uma média da nota.
    O Wolfstein foi o jogo mais desejado e amado dos anos 90. Foi o primeiro jogo a ter violência e exigir reflexos rápidos do jogador. Se a nota foi dado por pessoas que jogaram ele nos anos 90 ou a nota foi dada nos anos 90 acredito que seria uma nota bem alta.
    Já o GoldenEye foi inovador demais para a época, um shooter nunca visto em consoles e que revolucionou o gênero com controle analógico, split screen, bom frame rate e jogabilidade bem polida) e até rumblepack (vendido separadamente, óbvio). Sobre a nota do GoldenEye, um pensamento parecido com o Wolfstein se aplica à ele. Agora, se você sentar, bootar esse jogos e jogar, vai dar uma nostalgia fenomenal, mas depois disso você começa a reparar como o gameplay e a jogabilidade evoluíram desde então. Se fossemos comparar a nota, ela é a mesma do Black Ops, Killzone2, COD4-MW, Bioshock e, Halo2 (para não ser canalha mesmo que eu não goste) e o meus amados Unreal Tournament e Quake. Quando jogamos esses jogos percebemos a evolução e a qualidade. Mesmo se você pegar cada um dos títulos que eu citei, acaba não fazendo muito sentido comparar a nota. Acho que cada título tem uma nota e essa nota expressa a qualidade encontrada naquele período. Não acredito que a comparação faz muito sentido. Acredito que podemos comparar partes individuais dos jogos e ver que, mesmo depois de muito tempo, alguns jogos possuem algumas características unicas e fantásticas.

    Abraço.

  20. Rodolfo Brito

    March 22, 2011 at 23:11

    @Chips @Secco @Gilliar @Kuhnen

    Ao não considerar que OoT não é o melhor Zelda, estamos adimitindo então que, melhor é quem inventa e não quem aperfeiçoa?

    De repente, Doom é melhor que Halo, Perfect Dark e Call of Duty?
    E Devil May Cry é melhor que Bayonetta?

    Poderia citar inúmeros exemplos de fórmulas aperfeiçoadas com o passar do tempo.

    A questão é? Vale a pena mesmo comparar diversos jogos de épocas diferentes?

    Todos temos argumentos pra defender em relação a qual jogo é melhor, mas isso tem mais a ver mesmo com a questão da relação que a pessoa teve com o jogo. O Zelda 1 foi pra muitos o que o ALttP foi pra outros e o que o OoT foi pra mim e mais outros…

    Cada adição a cada franquia citada, agraga valor ao longo dos anos de história da franquia, e acho que o valor pode ser cauculado de acordo com o quanto a base de fãs aumentou depois disso. Mario 64 é o malhor da série e o que mais agregou valor a indústria como um todo, mas o primero foi o que trouxe a maior base de fãs… Conheço muitas pessoas (hereges) que odeiam Mario 64 até hoje… E acho que, no caso de Zelda , o movimento é inverso, pois, o número de pessoas que idolatram o OoT hoje, é quase tão grande quanto o dos que ignoram Zelda 1.

    Não é o caso de ser melhor, apenas o caso de ser mais “top of mind” do que o outro.

  21. Gilliard Lopes

    March 23, 2011 at 02:43

    @Rodolfo Achei que minha opinião sobre esse ponto tinha ficado clara no PodQuest, mas vou repetir aqui de todo jeito: QUALQUER discussão sobre qual jogo foi melhor vai ser subjetiva e sujeita ao contexto de quem discute.

    “Ao não considerar que OoT não é o melhor Zelda, estamos adimitindo então que, melhor é quem inventa e não quem aperfeiçoa?”
    Não estamos admitindo nada, mesmo porque foi UMA PESSOA que disse isso (Secco), então no contexto DELE, Zelda 1 é melhor que OoT. Note que não foi isso que eu disse na minha resposta anterior – você puxou o assunto pro lado de quais jogos “perpetuaram tendências”, o que não tem nada a ver com ser melhor ou pior.

    Fórmulas são, sim, aperfeiçoadas com o passar do tempo. Mas os jogos não são apenas um aperfeiçoamento da fórmula do anterior (ou esperamos que não sejam). Portanto, tem muito mais que muda de um jogo para outro que pode fazer com que o melhor, dentro de um determinado contexto, não seja obrigatoriamente o que veio depois. Eu particularmente acho Bioshock 1 bem melhor que o 2, mas há de se admitir que muitas “fórmulas” foram “aperfeiçoadas” ali. Isso só pra citar o primeiro exemplo que vem na cabeça. New Super Mario Bros. é uma fórmula aperfeiçoada, mas ainda acho Mario 3 e Super Mario World melhores.

    A questão é MUITO mais complexa do que simplesmente “quem fez primeiro”, “quem fez perfeito”, etc. E é por isso mesmo que a análise estatística é a única solução aceitável pra qualquer conversa objetiva sobre o assunto.

  22. Gilliard Lopes

    March 23, 2011 at 02:45

    Ah BTW o melhor jogo de todos os tempos é o Chrono Trigger.

    No meu contexto.

    Obrigado pelo lembrete, RodrigoChips.

  23. Flavio Bernardes

    March 23, 2011 at 11:35

    E aí pessoal. Parabéns por mais um podcast, obrigado por compartilhar esse tempo com a gente. Sou designer apaixonado por games e acho que o podcast está melhorando a cada edição.

    Sobre esse assunto, eu acho que de certa forma é mais importante o jogo que cria os conceitos. Se fomos comparar, é mais importante o cara que inventou a lâmpada ou aquele que conseguiu fazer uma lâmpada moderna que economiza energia? Na minha opinião é o primeiro, pois sem a lâmpada o segundo não teria o ponto de partida. Porém, “mais importante” não significa de melhor qualidade, pois ninguém vai querer usar a lâmpada antiga hoje por ser mais fraca, gastar mais, etc.

    Portanto o primeiro é mais importante, e o segundo mais eficiente e produz uma usabilidade e conforto maiores. Acredito que esse tipo de comparação deve ser dividida em “qual o mais importante” e “qual o mais divertido”. Mesmo assim o espaço pra subjetividade ainda é grande, mas acho que a discussão fica um pouco mais clara.

    Grande abraço!

  24. Fernando Secco

    March 23, 2011 at 12:50

    Apenas como curiosidade:
    ————–
    Iwata:The original specifications were drawn up in 1985, and here we are today still making Zelda games based upon these specifications.
    Aonuma:Amazing, huh?
    Iwata:I wonder if this is what we always mean by the Zelda essence. (laughs)
    ————–
    referencia: http://www.nintendo.co.uk/NOE/en_GB/news/iwata/iwata_asks_-_zelda_handheld_history_15603_15604.html#top

  25. Rafael

    March 23, 2011 at 13:49

    Rodolfo, eu tb nao considerei que nenhum jogo eh melhor que OoT. Quem disse isso foi o Secco pelo contexto dele.

    “The Legend of Zelda: The Ocarina of Time” eh o melhor jogo ja feito pela especie humana (no meu contexto).

    Por falar em contexto, poderia ter ate um PodQuest inteiro soh sobre contexto. Como desenvolvedores de jogos que precisam se preocupar com as experiencias que nossos jogadores estao tendo, eh preciso entender tambem que contexto eh tudo. Nao soh no nivel ate agora discutido que eh a experiencia envolvendo nao soh outros jogos mas preferencias artisticas, diferencas culturais e tudo mais que eh unico na vida de cada jogador, mas tambem o contexto em que cada parte do seu jogo esta inserido.

    Um exercicio legal pra observar esse tipo de contexto e como ele eh aplicado, eh analisar jogos de mesmo genero (de preferencia de um mesmo estudio, que possui um mindset semelhante entre projetos) mas com contextos diferentes. O que Mass Effect tem de diferente de Dragon Age? e por que? O que Red Dead Redemption tem de diferente de Grand Theft Auto? E por que? Quem prefere rotular como “eh tudo a mesma coisa” ta perdendo uma oportunidade incrivel de aprender. =)

    Desculpem pelo “side quest”, mas gerar discussoes eh o objetivo de todo mundo aqui! =D

    Cheers!

  26. Rodolfo Brito

    March 23, 2011 at 14:34

    Off topic dos Off topics.
    Secco nunca está online? Nunca te vi no Skype/talk…

    Podem continuar galera.

  27. Rafael

    March 23, 2011 at 16:00

    Acho bom mesmo ele nunca estar online.. Ele tem que terminar Deus Ex, e nao ficar de papinho na internet.

  28. Leandro Vian

    March 23, 2011 at 18:41

    Opa pessoa, passando pra deixar os parabéns pelo podcast, gostei já falaram, gostei da Active Quest, foi muito bom ver que os mesmos pontos bons/ruins que eu vi no DA2 fazem sentido, concordei principalmente com o Gilliard na analise.

    Aproveitando pra deixar minha opinião sobre o Main Quest, concordo que a idéia de melhor jogo(original ou continuação) depende muito de cada jogador, pessoalmente nunca achei justo comparar 2 jogos da mesma franquia e mesmo nível de qualidade, um foi inovador mas outro conseguiu melhorar coisas boas do antecessor, eu chamaria isso com win/win ganhamos 2 bons jogos cada um com seu mérito.

    ps: Quando comecei a escutar as comparações do Zelda, jurei que ia comparar Mario também.

    abraço

  29. Diego

    March 24, 2011 at 00:23

    Primeiro queria dizer que gostei muito do cast, acho que foi o melhor episódio até hoje. Parabéns. Minha única crítica é que o PodQuest tinha que voltar a ser semanal :p

    Eu acho que por mais que se tenha que reconhecer o criador do conceito original (e também me irrita muito quando a mídia encara certos jogos novos como inovadores quando na verdade estão usando uma idéia que já está aí há muito tempo), o jogo que conseguiu aperfeiçoar esses elementos e entregar uma experiência mais completa vai acabar sendo considerado melhor.

    Por exemplo, eu não tenho dificuldades em admitir que Super Mario World é apenas um aperfeiçoamento dos seus antecessores, mas ele me divertiu mais, então pra mim é o melhor da série.

    Quanto ao contexto do jogador, talvez seja por isso que não consigo achar a menor graça no Final Fantasy 7. Na época desse jogo eu acho que ainda estava com meu SNES e curtindo demais o FF6. Só vim a ter um PSOne um bom tempo depois e pra piorar, joguei o 8 e 9 antes 7.

    Acredito que pra quem jogou na época do lançamento, a experiência deve ter sido completamente diferente. Principalmente pra quem não tinha jogado o 6 e estava achando aquilo tudo extremamente original. Afinal a Aeris morrer era fichinha perto da morte do Shadow que acontecia por SUA causa, se você não o esperasse no fim da primeira parte do jogo…

    Pra fechar, queria deixar como sugestão que vocês falassem sobre seus projetos pessoais com jogos, se eles existirem, claro. Vocês ainda acham divertido/interessante criar algo por conta própria em casa? Seja por puro hobby, pra estudo ou mesmo pra tentar criar um produto (com a facilidade que se tem hoje com a AppStore e tal). Poderiam comentar também sobre projetos antigos.

  30. Fernando Secco

    March 24, 2011 at 13:09

    Um pouco mais de contexto para reflexao :). Como tudo isso que a gente discutiu so ajuda a fazer jogos melhores.
    http://www.gamasutra.com/view/feature/3623/the_history_of_computer_.php

  31. MickaelSM

    March 24, 2011 at 16:55

    Fiquei chateado sobre Dragon Age 2. Esperava muito mais (na verdade, faz pouco tempo que soube que ia ser lançado).
    Quanto ao assunto “qual jogo é melhor”, eu entendo que o jogo é bom quando ele diverte o máximo possível e quantas pessoas ele diverte em várias faixas de idade. Angry Birds é um exemplo de jogo assim. Agora, existe o lado técnico de excelência (game design, programação, arte, engenharia de som), que já é outra história, outra análise.

    Desculpa não comentar os podquests e por esse ser tão curto. Mas só agora é possível pra mim.
    Valeu e continuem o excelente trabalho. Só o prometido assunto GDC ficou devendo, mas está Ok.

  32. Adrianodl

    March 24, 2011 at 17:21

    Como estou sem tempo agora vou apenas agradecer pelo excelente trabalho que todos vocês têm desempenhado não apenas no blog, mas em todo o setor, pois as informações passadas, as entrevistas, as suas exeperiências têm sem dúvida alguma ajudado pessoas em todo o lugar.
    Em breve vou entrar em contato com vocês, pois preciso de algumas referências bibliográficas para publicar no meu artigo de iniciação científica que estou produzindo, até mais.

  33. rodrigot

    March 27, 2011 at 00:42

    O cerne da questão do mainquest foi meio tolo, mas a discussão foi legal e o podcast foi ótimo como sempre. obrigado a todos.

  34. Gilliard Lopes

    March 27, 2011 at 21:33

    Obrigado por todos os comments, pessoal!

    @Adrianodl Estamos aqui pra contribuir!

    @rodrigot Na verdade achamos que o assunto seria bem apropriado, porém difícil de explicar. Ficou comprovado que era mesmo uma Main Quest interessante e relevante, vide todas as discussões que saíram dela. Vamos continuar tentando trazer bons assuntos no PodQuest, e pedimos a vocês que contribuam com sugestões também.

  35. Fernando Secco

    March 28, 2011 at 23:31

    Valeu aí pessoal. É uma discussão complicada mas que vale a pena, mais pela parte de reflexão e entendimento do que pelo motivo de gostar de mais de um do que outro.

    Queria colocar lenha na fogueira, alguém aí que jogou o Dragon Age 1 e 2 gostaria de falar de como a sequência, contrariando o vimos em vários argumentos, parece ser pior que o primeiro (levando em conta a meta-crítica e o user review)? Eu terminei o o DA2 e comecei o DA1 novamente, e para mim , as diferenças são claras logo no primeiro momento. São dois jogos da mesma geração, da mesma empresa e no mesmo universo com o mesmo tema, acho que é mais fácil de comparar e comentar. Alguém aí topa? :)

    PS – Poxa, ninguém respondeu se gostou dos links! :P

  36. Diego

    March 29, 2011 at 19:10

    Fernando, eu joguei perto de umas 20 horas do 1 no PC e o jogo foi me cansando até que acabei desistindo. Agora, com a demo do 2, fiquei bastante empolgado. Gostei muito como a jogabilidade está mais ágil e parece que eu tenho um controle bem maior no combate (por exemplo, na batalha contra aquele ogre no começo, eu posso usar o controle pra desviar das investidas dele ao invés de depender só das estátisticas do personagem). Acho que a Bioware tentou buscar um público maior pra sua franquia e pelo menos comigo deu certo. Ainda não sei se vou gostar do jogo completo, mas as mudanças mostradas na demo já foram suficientes pra me fazer compra-lo (tô esperando chegar aqui amanhã ou depois). Por outro lado, se tivessem mantido a mesma jogabilidade acho que não iria me interessar em comprar pela minha experiência “ruim” com o primeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

TAGS